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Equipe ACIC
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Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

6 dicas para criar novas oportunidades de negócio para sua empresa

Toda empresa busca por novas oportunidades de negócio visando crescer, aumentar suas vendas e, consequentemente, seus lucros. No entanto, a máxima "as oportunidades estão em toda a parte" não é tão simples quanto parece. Para que ela ocorra é preciso conhecer muito bem o seu negócio e descobrir seu diferencial no mercado.

O carioca Leopoldo Aquino de Almeida inventou o abridor de sachês, baseado em uma necessidade própria: no caso, rasgar a ponta de um sachê de molho ao comer um sanduíche. Assim como ele, muitas pessoas identificam novas oportunidades de negócio a partir de uma necessidade coletiva ou experiência própria em um momento de dificuldade.

Não existem fórmulas mágicas para criar oportunidades de negócios. Mas algumas dicas podem te ajudar nessa busca. Confira.

Observe

Observar é uma arte, principalmente nos dias atuais, em que as pessoas vivem sempre com pressa. Para identificar boas oportunidades de negócio é necessário observar pessoas e ambientes, estar atento ao que acontece à sua volta, ao noticiário, à conversa do corredor, ao que ocorre nas redes sociais. Com o tempo você vai descobrir padrões de comportamentos e as interações entre as pessoas e com isso, perceberá as oportunidades.

Faça perguntas

Uma das formas mais eficientes de identificar novas oportunidades de negócio é perguntar. Faça perguntas ao seu cliente ou futuro cliente. Entenda a sua necessidade, o que ele busca solucionar com o seu produto. Qual é a dor a ser resolvida. Estude o seu comportamento.

Faça networking

Empresas que desejam criar novas oportunidades de negócio devem investir em um bom networking. Além de maior visibilidade para sua empresa, manter uma boa rede de contatos, vai aumentar as suas vendas. Quando maior a sua rede, maior a chance de novas oportunidade de negócio.

Inove

Pensar em novas estratégias para chamar a atenção do cliente é dever de toda empresa que busca se reinventar em um mercado tão competitivo. Sua equipe também pode ajudar com ideias que nunca foram pensadas antes e que podem ser a solução que você tanto almeja para o cliente.

Fidelizar clientes

Conquistar novos clientes é o interesse de toda empresa. No entanto, deve-se também pensar estrategicamente nos clientes que você já possui. Não basta vender, é preciso acompanhar o pós-vendas e estar alerta aos possíveis clientes que ele pode trazer para sua empresa.

Monitore a concorrência

Analise sempre a concorrência. Saiba o que e como ela está fazendo para se destacar no mercado, como ela se comunica com seu público-alvo, como é a divulgação de seus produtos e seus resultados.

Ao monitorar sua concorrência, é possível avaliar quais estratégias e ações estão dando certo, entender o que faz sentido para a sua empresa e assim, criar novas oportunidades de negócio.


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