Isso é o que você precisa saber para preparar sua empresa para o Black Friday
Equipe ACIC
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Isso é o que você precisa saber para preparar sua empresa para o Black Friday

[Tempo de leitura: 3 minutos]

Este mês, ocorre uma das principais datas promocionais para vendas no varejo em todo mundo, a Black Friday, momento que os consumidores esperam ansiosamente para irem às compras em busca das melhores oportunidades.

Esse momento tão aguardado pelos consumidores surgiu inicialmente no final da década de 1960, nos Estados Unidos, como o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, feriado tradicional para os americanos. Diz a lenda que os primeiros a se referirem a esta data como “Black Friday (Sexta-Feira Negra, em português)”, foram os policiais do estado da Filadélfia, devido ao trânsito caótico e grande aumento no fluxo de pessoas causado pelo feriado prolongado e comemorações do Dia de Ação de Graças. Porém, isso se tornou uma grande oportunidade aos lojistas, que aproveitavam esse fluxo de pessoas para gerar mais vendas, oferecendo grandes oportunidades aos consumidores.

De lá para cá, se foram mais algumas décadas e a data tomou proporções globais, inclusive recentemente se tornando muito popular aqui no Brasil. Neste ano, a Black Friday irá ocorrer no dia 24 de novembro, sendo o último grande momento de vendas antes do Natal. Pensando nisso, separamos alguns conselhos para que você possa preparar sua empresa em tempo para essa importante data para o varejo:

  • Deixe a compra simples

Isso vale tanto para lojas online quanto para lojas físicas. No primeiro caso, vale lembrar que se o consumidor não conseguir comprar o produto com apenas alguns cliques em sua loja virtual, eles facilmente abandonarão a compra e vão procurar o produto em algum outro site. Também é importantíssimo fornecer as mais diversas formas de pagamento para que o consumidor escolha a que mais lhe facilite. Segundo uma pesquisa recente da BI Intelligence, 46,1% das compras online são abandonadas na fase da escolha do meio de pagamento. Essa importância também se refere às lojas físicas, onde a loja deve verificar se possui a tecnologia necessária para aceitar as mais diversas formas de pagamento integradas ao seu ponto de venda. Um outro fator muito relevante se refere ao treinamento da equipe para fornecer um atendimento eficaz.

  • Selecione bem os descontos e produtos ofertados

Como principal oportunidade antes das vendas de Natal, talvez essa seja uma excelente oportunidade para eliminar os estoques de determinados produtos que venham a sair de moda ou que irão ser substituídos por uma nova linha nos próximos meses. Contudo, obviamente é primordial oferecer produtos que ainda sejam interessantes para os consumidores. Outro passo importante é calcular o desconto com alguma margem de lucro, para não cair na armadilha da quantidade, afinal, quantidade sem margem é igual a prejuízo. Se possível, busque negociar preços com seus fornecedores para impulsionar esse cálculo de desconto.

  • Informe os consumidores

Tanto através de seu mailing e lista de clientes, quanto nas comunicações de loja, é essencial mostrar aos consumidores as oportunidades que sua loja preparou. Por isso, capriche nos e-mails, ações em redes sociais e nas vitrines de sua loja, comunicando sobre os produtos e os descontos que está oferecendo. A informação também é fundamental para explicar as modalidades de descontos (no caso de um desconto progressivo, por exemplo) e as peculiaridades de um possível frete, no caso de uma loja de móveis ou e-commerce, por exemplo.

  • Se atente ao pós-venda

Com tantas informações e clientes em potencial, esse pode ser o momento ideal para conquistar novos clientes que até então não conheciam sua loja. Por isso, se esforce para fazer com que a Black Friday seja uma espécie de “primeiro encontro” entre esse novo consumidor e sua loja, mas o que irá definir os rumos desse relacionamento será a forma com que você irá tratá-lo a partir desse momento. Assim, o mantenha sempre informado sobre novidades, lançamentos de produtos e oportunidades que surjam após esse primeiro encontro, não se esquecendo de solicitar os dados básicos do novo cliente.


Equipe ACIC| Black-Friday, Campinas, ACIC, 2017

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